8 de set. de 2009

FOLCLORE MUSICAL


INFLUÊNCIA DA MÚSICA AMERÍNDIA NA MÚSICA BRASILEIRA

No Brasil, a natureza, em audaciosa cenografia, dispôs quadros empolgantes - e o homem, animador máximo dêsses panoramas, não podia deixar de ser Artista.
Seus ouvidos procuravam entender as vozes da mata. Os pássaros foram seus primeiros mestres,. O rítmo nasceu do mar, do regato, do vento, da natureza enfim.
O silêncio, - ao cair da noite, era uma pausa musical. E o índio fez música. Com os elementos que dispunha: troncos, ossos, peles, - confeccionou instrumentos rudimentares com os quais celebrava as vitórias da guerra, o êxito das caçadas, o sucesso das expedições de todos so dias, lamentava as derrotas e assinalava as emigrações.
O som agudo do boré, trombeta de bambu ou taquara, ou o som rústico da inúbia, trombeta de guerra, feita geralmente de fêmur do inimigo vencido, excitava as tribos para as pelejas, proclamava as vitórias e marcava o início dos festins.
Os índios foram ótimos flautistas, e é evidente que davam preferência para os instrumentos de sopro.
Êles expressavam com a cadência monótona e uníssona, o mêdo das coisas, o pavor da cólera dos deuses e dos duendes das suas superstições e crendices. Dessas músicas enfadonhas, onde é comum s repetição dos mesmos tons e das mesmas frases, só nos chegaram farrapos, apanhados aqui e alí nas tribos que as guardaram como relíquias dos seus antepassados.
Elas traduzem ainda assim, o calor da terra exuberante, o ardor da raça e a ingenuidade do meio onde surgiram.
Música inédita, surpreendente, rica de emoção, porém rude e agreste, nela a natureza se sobrepunha à imaginação dos filhos da selva.
Na referência de Cardim, os ìndios antropófagos poupavam a vida do prisioneiro se "era bom cantor e inventor de trovas". Eram assim apreciadores intransigentes da arte.
A influência indígena sobre a nossa atual música popular é a de um tesouro inexgotável e ainda pouco explorado.
É a voz da terra eterna no coração dos seus filhos.

(Mariza Lira - Brasil Sonoro)